RÁDIO SANTALUZIA JÁ
MÚSICA 24 HORAS

Escolas de BH enfrentam surto da síndrome mão-pé-boca; veja como proteger seu filho


Duas escolas infantis de Belo Horizonte registraram neste ano surtos da síndrome mão-pé-boca. A doença que provoca feridas e bolhas nessas três partes do corpo é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 35 alunos contraíram a doença entre março e abril.

O número já é quase o dobro do contabilizado na capital durante todo o ano passado. Balanço da prefeitura revela que em 2017 ocorreram dois surtos, com 15 casos confirmados da doença. O número de infectados, porém, pode ser ainda maior já que somente os surtos são notificados. A SMSA reconhece que não há um levantamento de quantas pessoas em BH foram atingidas pela síndrome mão-pé-boca, já que a notificação de casos não é compulsória.

Epidemia

Em 2018, os surtos da doença em BH foram registrados nas regiões do Barreiro e Noroeste. A Secretaria de Saúde garantiu que adotou todas as medidas para evitar a disseminação da síndrome nas duas unidades educacionais. "Todas as crianças infectadas foram afastadas das escolas, que adotaram medidas de higiene para evitar a contaminação de outros alunos. Além disso, estamos fazendo o acompanhamento para verificar se surgem novos casos", informou a diretora de Vigilância Epidemiológica da PBH, Lúcia Paixão.

No Barreiro, o primeiro caso foi registrado no dia 1º de março e o último no dia 14 do mesmo mês. Já na região Noroeste, os casos aconteceram entre 12 de março de 2 de abril. A SMSA informou que os surtos são encerrados somente após 28 dias do registro do último caso.

Conforme Lúcia Paixão, ainda não existe vacina para combater a enfermidade, mas é possível evitar a transmissão com alguns cuidados simples. O principal é lavar as mãos com frequência e desinfetar os objetos tocados pelos infectados. "O vírus está presente no intestino e é transmitido pelo contato com fezes e saliva", explicou a especialista.

Apesar dos surtos recentes, a diretora de Vigilância Epidemiológica da PBH informou que a síndrome do mão-pé-boca é uma doença antiga. Ela pode acontecer em qualquer época do ano, principalmente nos períodos mais quentes. Apesar de parecer assustadora, a doença tem evolução autolimitada, o que significa que tem um período certo de duração, que varia de 4 a 6 dias.

Prevenção e tratamento

O vírus que causa a doença, o Coxsackie, é transmitido pela via oral ou fecal da pessoa infectada. Por isso, a melhor forma de evitá-la é não beijar, abraçar ou compartilhar utensílios com o paciente. Além disso, especialistas na área de saúde aconselham limpar e desinfectar superfícies tocadas com frequência pelo doente, além de lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente após trocar fraldas e usar o banheiro.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que geralmente a doença começa com febre, entre 38°C e 38,9°C. A partir do segundo dia as lesões aparecem nos pés e nas mãos, mas de forma moderada, pequena e sem dor. Em alguns casos surgem, também, na área das coxas e nádegas, o que pode ser confundido com assadura.

Todos esses sintomas costumam desaparecem entre 5 e 7 dias. Porém, as bolhas podem permanecer por até quatro semanas. Mesmo depois de recuperada, a pessoa infectada pode transmitir o vírus pelas fezes pelo mesmo período.

Não há tratamento específico para a síndrome. Em geral ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é realizado com antitérmicos e anti-inflamatórios com o objetivo de tratar os sintomas. Durante o período da doença, o paciente tem que ficar em repouso, alimentar-se bem e beber muito líquido para evitar desidratação.

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS

Nome

ARQUIVO,121,BRASIL E O MUNDO,4,BRASIL MINAS GERAIS E O MUNDO,1,INNESO,4,JORNAL STJ,5,PATROCINADORES,3,POLÍTICA NACIONAL,2,SANTA LUZIA,7,
ltr
item
Santa Luzia Já : Escolas de BH enfrentam surto da síndrome mão-pé-boca; veja como proteger seu filho
Escolas de BH enfrentam surto da síndrome mão-pé-boca; veja como proteger seu filho
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrCYY8JO4iGv7LVFDXNM9yyfqJdZ7F8MtU8xzjI_IDDe0b4D-2ftYhwHdXJET92Ls8dtO4PgH0LYTtlqVALqCChkVDZKXKv01_0ZfAIx5blvK9wtEOM8FzzLBj0MDeDE2Xu8MiRt1Y8gU/s640/virus-hospital-1000x500.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrCYY8JO4iGv7LVFDXNM9yyfqJdZ7F8MtU8xzjI_IDDe0b4D-2ftYhwHdXJET92Ls8dtO4PgH0LYTtlqVALqCChkVDZKXKv01_0ZfAIx5blvK9wtEOM8FzzLBj0MDeDE2Xu8MiRt1Y8gU/s72-c/virus-hospital-1000x500.jpg
Santa Luzia Já
https://santaluziaja.blogspot.com/2018/04/escolas-de-bh-enfrentam-surto-da.html
https://santaluziaja.blogspot.com/
https://santaluziaja.blogspot.com/
https://santaluziaja.blogspot.com/2018/04/escolas-de-bh-enfrentam-surto-da.html
true
4558738854404261812
UTF-8
Loaded todas as postagens Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir De HOME PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada qualquer correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sabado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 Minuto atras $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 anos Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PRIMÁRIO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar