RÁDIO SANTALUZIA JÁ
MÚSICA 24 HORAS

Ministério do Trabalho dá aval para volta da Cobrança do Imposto Sindical


A Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho, defende a cobrança do imposto sindical de todos os trabalhadores de uma categoria após a aprovação em assembleia.

A contribuição passou a ser voluntária com a reforma trabalhista, em vigor desde novembro. Pelo entendimento da nova lei, o imposto só pode ser cobrado do trabalhador que der autorização individual por escrito.

A nota técnica nº 2/2018, assinada pelo secretário Carlos Cavalcante Lacerda, devolve aos sindicatos um direito que é interpretado como uma decisão do trabalhador.



Ao jornal Folha de São paulo, Lacerda disse ter recebido de entidades mais de 80 pedidos de manifestação.
“Sem a contribuição, pequenos sindicatos não vão sobreviver. A nota pode ser usada para os sindicatos embasarem o entendimento de que a assembleia é soberana”, afirmou Lacerda.
Advogados trabalhistas e o setor patronal criticam o parecer. Sindicalistas comemoram a nota do secretário do governo Michel Temer.

“O Ministério do Trabalho adotou uma posição de equilíbrio”, disse Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).

Sindicatos como o dos comércios de São Paulo, base de Patah, têm realizado assembleias gerais com a participação de uma parcela da categoria para impor a taxa a todos os trabalhadores.

A Reportagem do Jornal mostrou que as empresas só vão descontar contribuição autorizada individualmente.

“A posição da Fecomercio se mantém [contrária ao recolhimento] até que o STF [Supremo Tribunal Federal] se posicione”, disse Ivo Dall’Acqua Junior, vice-presidente da FecomercioSP (federação do setor patronal do comércio no estado de São Paulo).

Tanto o Supremo como a Justiça do Trabalho têm sido bombardeados com ações pela volta da obrigatoriedade da contribuição sindical.

Para Dall’Acqua, o documento do ministério é inepto. “Notas técnicas são orientadoras de fiscalização, mas o texto não foi feito pela área competente, de auditores fiscais. A secretaria ultrapassou sua competência.”

O documento, porém, diz que a secretaria tem autoridade para emitir parecer técnico sobre legislação sindical.

A nota ainda recorre a uma argumentação jurídica: “Não se desconhece que a Constituição Federal de 1988 deu brilho às entidades sindicais. Reconheceu, inclusive, a força da instrumentalidade coletiva advinda da negociação coletiva (art. 7º)”.

Fonte: Folha de São Paulo

COMENTÁRIOS

Nome

ARQUIVO,121,BRASIL E O MUNDO,4,BRASIL MINAS GERAIS E O MUNDO,1,INNESO,4,JORNAL STJ,5,PATROCINADORES,3,POLÍTICA NACIONAL,2,SANTA LUZIA,7,
ltr
item
Santa Luzia Já : Ministério do Trabalho dá aval para volta da Cobrança do Imposto Sindical
Ministério do Trabalho dá aval para volta da Cobrança do Imposto Sindical
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE0FDlO8sV5EUglOzg136LPdiR-0yQ3EHW4DF4Y-BEA57nxx2O_xGHQdK-Me2MGq_NOThCTti_2QnLtO7k2WUqHbiy1EH9lE1an1GVnPb-X2rWT7vZZThD1_QNvtXTRhq01KUu76qb43E/s640/contribuicao_sindical.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE0FDlO8sV5EUglOzg136LPdiR-0yQ3EHW4DF4Y-BEA57nxx2O_xGHQdK-Me2MGq_NOThCTti_2QnLtO7k2WUqHbiy1EH9lE1an1GVnPb-X2rWT7vZZThD1_QNvtXTRhq01KUu76qb43E/s72-c/contribuicao_sindical.png
Santa Luzia Já
https://santaluziaja.blogspot.com/2018/04/ministerio-do-trabalho-da-aval-para.html
https://santaluziaja.blogspot.com/
https://santaluziaja.blogspot.com/
https://santaluziaja.blogspot.com/2018/04/ministerio-do-trabalho-da-aval-para.html
true
4558738854404261812
UTF-8
Loaded todas as postagens Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia mais Resposta Cancelar resposta Excluir De HOME PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada qualquer correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sabado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 Minuto atras $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 anos Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO É PRIMÁRIO Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar